Biblioteca - Instituto Consciência GO

Biblioteca

Biblioteca Especializada (nota 4 pelo MEC).

A Biblioteca ICG foi criada como alternativa para a verticalidade do conhecimento em diversas áreas. Aqui alunos, professores e comunidade em geral podem consultar obras relacionadas às áreas do conhecimento trabalhadas na Instituição, além de sugerir a Bibliotecária materiais para serem inseridos no acervo digital.

Regulamento da Biblioteca

Sugira à Bibliotecária

sugestões devem ser encaminhadas ao email biblioteca@institutoconscienciago.com.br
As sugestões estarão sujeitas a análise.


Áreas de Conhecimento


Bibliotecas Digitais Gratuitas

Biblioteca Digital do Senado Federal; Biblioteca Digital da Câmara Dos Deputados; Biblioteca Nacional Digital Brasil; Portal Domínio Público (Biblioteca Digital Desenvolvida em Software Livre); Biblioteca Interativa Sebrae (Bis); Biblioteca Digital Universidade de São Paulo (Usp) – Teses e Dissertações e Acervo Digital

Conheça os principais acervos digitais públicos:
Ler é maravilhoso. A seguir temos o que há de mais atual e completo em relação a Bibliotecas Digitais Gratuitas no Brasil. Você aluno(a) do ICG é nosso convidado para se deliciar com as mais variadas leituras a seguir. Amplie seu campo de conhecimento navegando pelos links. Você não irá se arrepender…

 

1) Biblioteca Digital do Senado Federal    http://www2.senado.leg.br/bdsf/
A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 226 mil documentos de interesse do Poder Legislativo, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento.
O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos.
As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.
É disponibilizado uma série de materiais necessários e interessantes ao conhecimento de qualquer cidadão, entre os títulos de suas coleções estão: Repositório Institucional, Constituições, Códigos, Estatutos e outras Normas, além de Documentos de autoria dos Senadores, Obras Raras (livros e revistas), Jornais, Revistas, Documentos da Biblioteca do Senado Federal e Documentos de autoria externa.

 

2) Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados: http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/3
Disponibiliza Livros e Revistas em formato digital, suas coleções são dividas em: Cadernos Aslegis, Constituições, Documentos Arquivísticos, Edições Câmara, E-legis, Estudos das Consultorias, Outras Publicações das Câmara, Produção Acadêmica, Publicações externas,  Regimento Interno, Relatório das Comissões. A Biblioteca reúne conteúdos informacionais relevantes para as atividades legislativas.
Proporciona um acesso confiável e permanente a coleções digitais que contêm publicações editadas pela Edições Câmara, trabalhos de órgãos técnicos da Casa,  produção acadêmica de servidores da Câmara dos Deputados.
Em sua maioria, os documentos da Biblioteca Digital são de uso aberto. Excetuam-se aqueles que dependem de licença para acesso ou que pertençam, por finalidade, à coleção de uso restrito à Câmara dos Deputados.

 

3) Biblioteca Nacional Digital Brasil: http://bndigital.bn.br/
Oficialmente lançada em 2006, a BNDigital integra coleções que desde 2001 vinham sendo digitalizadas no contexto de exposições e de projetos temáticos, em parceria com instituições nacionais e internacionais.
A partir de 2008, a entrada da Biblioteca Nacional no mundo digital recebeu aporte financeiro do Ministério da Cultura (MinC), mediante a inclusão no Programa Livro Aberto, da ação orçamentária “Biblioteca Nacional Digital”. Esta ação tem a finalidade de ampliar e democratizar o acesso da população aos documentos que compõem o Acervo Memória Nacional através de sua digitalização e disponibilização na Internet por meio da BNDigital.
A BNDigital está internamente constituída por três segmentos: Captura e armazenagem de acervos digitais, Tratamento técnico e publicação de acervos digitais e Programas e Projetos de digitalização e divulgação. Conta com uma equipe interdisciplinar composta por bibliotecários, historiadores, arquivistas e digitalizadores.

 

4) Portal Domínio Público (Biblioteca Digital desenvolvida em software livre)  http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
É um portal onde diversas obras de domínio público estão disponíveis para download, basta navegar pela pesquisa que pode ser feita por Conteúdo e por Autor e encontrar o que o título desejado, vale lembrar que além de textos no formato PDF também estão disponíveis vídeos em mp4; wmv e músicas em mp3. Entre os destaques (links mais acessados do portal) estão: Machado de Assis – Obra Completa, Plano de Desenvolvimento da Educação, Música Erudita Brasileira, Vídeo Paulo Freire Contemporâneo, Poesia de Fernando Pessoa, Literatura Infantil em Português, A Divina Comédia em Português, Publicações sobre Educação, Obras de Joaquim Nabuco, Hinos Brasileiros.

 

5) Biblioteca Interativa Sebrae (BIS):  http://bis.sebrae.com.br/bis/
Esta Biblioteca disponibiliza livros, revistas e documentos digitais voltados à área da Gestão, Negócio e Empreendedorismo publicados e editados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O usuário pode ler na própria página em HTML OU PDF, além de ter a opção de efetuar o download. Caso opte em navegar pela página pode escolher entre a pesquisa básica e avançada.

 

6) BIBLIOTECA DIGITAL Universidade de São Paulo (USP) – TESES E DISSERTAÇÕES
http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=49&Itemid=64&lang=pt-br
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo foi criada para disponibilizar na Internet o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na Universidade de São Paulo, permitindo que as comunidades brasileira e internacional possam ter em mãos a versão digital completa das teses e dissertações. A Biblioteca Digital foi inaugurada em 2001 juntamente com Portal do Conhecimento.
Para os autores das teses e dissertações, a Biblioteca Digital é uma oportunidade única de exibição dos trabalhos, de forma rápida e fácil. Esse fator abrirá perspectivas de crescimento profissional cada vez maiores. A mesma oportunidade será dada aos orientadores e áreas de pós-graduação, que terão um aumento significativo no impacto de suas pesquisas, tanto no Brasil, quanto em qualquer lugar do mundo com acesso disponível à Internet.
A Biblioteca Digital está associada a uma iniciativa global reconhecida pela UNESCO, a Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD), o que lhe garante maior confiabilidade e abrangência, e também associada ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência e Tecnologia, através da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações.

 

7) ACERVO DIGITAL VEJA: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx
Todo o acervo de revistas publicadas desde Janeiro de 1968 até a última edição de 2015, além de Edições Especiais está disponibilizado para acesso e leitura. O usuário pode fazer vários tipos de buscas, entre elas: Básica, Avançada, Sugerida e Mais lidos. Antes ir para edição completa pode fazer a opção de visualizar a capa, entrevista e reportagem de capa em miniatura para analisar se possui mesmo interesse na edição.