Dia Mundial de Conscientização do Autismo – 2 de abril - Instituto Consciência GO

Dia Mundial de Conscientização do Autismo – 2 de abril

Autismo 2 de abril

     Dia 2 de Abril celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Foi criado pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização do mundo a respeito dessa questão. Nesse dia várias cidades do mundo iluminam pontos turísticos de azul, cor que foi escolhida para representar o autismo. O Brasil teve o Cristo Redentor, iluminado de azul nos dias 1 e 2 de abril de 2011. Já foi um passo importante criar uma data para conscientização de um tema tão relevante como o transtorno do espectro autista – nome oficial do autismo

     Mais é preciso ir mais além do que lembrar o dia!  É de extrema importância uma atenção especial ao autista mesmo com suas limitações, pois o indivíduo dependendo do grau de comprometimento tem possibilidade de desenvolver comunicação verbal, interação social, alfabetização, exercitar sua cidadania, adquirir conhecimento e integrar-se de maneira bastante satisfatória à sociedade. Resultados estes dependerão da proporção e adaptação do tratamento proposto.

     Um dos mitos é o de que o autista vive em seu próprio mundo. Não. Ele vive em nosso mundo. Muitos autistas, porém, têm obstáculos em relacionar-se, por isso não estabelecem uma conversa, ou mantêm uma brincadeira, e tendem a isolar-se — não porque querem, mas por não conseguirem. Ao pensar que o autista não tem um mundo próprio, teremos mais chances de incluí-lo em “nosso mundo” com o respeito que merecem, pois preconceito se combate com informação.

     Para o apoio ao autista procura-se formar uma equipe de trabalho, que abrange os pais, os profissionais e os professores, para trabalharem de modo coordenado na adaptação social e no aprendizado da linguagem. Esse processo de aprendizado pode ser feito em institutos especializados ou mesmo iniciando na casa da criança. Recomenda-se assistência psicológica para o grupo familiar.

Luciano Galdino – Professor Especialista em Tecnologias Aplicadas a Educação

Fontes de pesquisa:

http://www.saude.com.br/site/doencas.asp?cod_doenca=29

http://www.mundoazul.org.br/autismo/autismo.php

O Instituto Consciência GO oferece Pós-Graduações afins como:

·         NEUROPEDAGOGIA ( 13 MESES)        Semanal, Quarta-feira, das 18h30 às 22h.
·         EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DO AEE·                   Turma Sábado alternados – das 8h às 17 h.
·         PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA                            Turma Quarta – das 18h30 às 22h.          Turma Sábado – das 8h às 17h

 

ICG

 

 

 

 

(62) 32248931 / 32872466


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *