Educação e inclusão ao deficiente visual - Instituto Consciência GO

Educação e inclusão ao deficiente visual

ICG blog

Todos os seres humanos são iguais, mas cada pessoa é diferente de todas as outras

O direito das pessoas com deficiência à educação, se efetiva pela garantia de sua plena participação e aprendizagem em sistemas educacionais inclusivos e igualdade de condições com as demais pessoas na comunidade em que vivem. De acordo com a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (ONU/2006), no Brasil, é compromisso do Estado assegurar os direitos da pessoa com deficiência, proibindo qualquer tipo de discriminação em todos os aspectos da vida como, educação, transporte e acesso à justiça.

Sair de casa para ir à escola é um sonho de todas as crianças!

De acordo com a cartilha BPC na Escola, desenvolvida pelo Ministério da Educação com o intuito de orientar às famílias, “os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos nas classes comuns do ensino regular. Para a criança conviver em sociedade e, futuramente, participar do mercado de trabalho, a porta de entrada é a escola. Existem famílias que não conhecem esse direito, outras pensam que a escola não irá fazer muita diferença na vida da criança com deficiência por achar que ela não tem capacidade para aprender ou porque será discriminada.”

Leia também:

Aperfeiçoamento: uma necessidade constante

Momento acadêmico e social é destaque no XIII Seminário Multidisciplinar

Mas e você, educador, sabe quais são os direitos destes alunos, em especial o deficiente visual? Você sabe o que prevê o Projeto Pedagógico da escola? 

O Projeto Pedagógico deve articular a educação comum e a educação especial, promovendo o trabalho colaborativo entre os professores da sala de aula comum e o professor da sala de recursos multifuncionais. É por meio desta articulação que serão promovidas as condições de aprendizagem da criança com deficiência, considerando suas necessidades educacionais específicas.

Como lidar com a deficiência visual na escola?

A escola deve:

O educador deve:

Tem dúvidas e quer saber mais? Conheça nosso curso de pequena duração em Deficiência Visual, só clicar no ‘botão’ abaixo.

SAIBA MAIS