Blog - Instituto Consciência GO

Por que ser professor no século XXI?

Publicado em 15 de abril de 2017

A história da Pedagogia confunde-se com a história da humanidade. Desde tempos muito remotos, os pedagogos sempre foram pessoas altamente habilidosas no trato com as crianças e jovens. Da Antiguidade clássica, passando pela Idade Média e pela modernidade, até a contemporaneidade, educadores e educadoras carregam, em suas ações pedagógicas, a capacidade de mediar e incentivar […]

Nova Pedagogia: o aluno como núcleo do aprendizado

Publicado em 29 de março de 2017

Na corrente pedagógica renovada, também conhecida como Escola Nova, o aluno é o núcleo do aprendizado no lugar dos mestres e da grade curricular. Este método nasce em contraposição à educação convencional no final do século XIX no continente europeu e nos Estados Unidos. No Brasil, este ideário se fixa nos anos 20 e, particularmente, a […]

Papel do professor na formação do aluno

Publicado em 23 de março de 2017

No papel de educador (professor) é fundamental que, ao se tratar da formação da cidadania do indivíduo, em especial do aluno, considerar como requisito principal a participação efetiva na construção do projeto pedagógico da escola. Partindo desse princípio o educador, na responsabilidade da formação moral e de valores do aluno, deve estar empenhado em apresentar um […]

Tendência na educação: o que podemos esperar nos próximos anos

Publicado em 14 de março de 2017

O modo como se concebe o processo de ensino é ancorado pela concepção de como se concebe a aprendizagem. A compreensão desse processo tem mudado nos últimos dez anos deslocando o foco do ensinar para o aprender, o que implica voltar a atenção para o principal ator envolvido nesse processo: o aluno. Em todas as […]

Pedagogia: um mercado promissor!

Publicado em 6 de março de 2017

O termo Pedagogo vem do latim pedagogus e deriva da palavra paidagogos (pais) que, por sua vez, é formada pelos vocábulos paidós (criança) e agogos (condutor). Em termos literais a palavra Pedagogia significa “condução da criança” e, apesar de possuir diferentes conotações desde a Grécia Antiga, o Pedagogo é, portanto, aquele que conduz a criança […]