Blog - Instituto Consciência GO

Síndrome de Burnout: A doença do trabalhador do século XXI

Publicado em 16 de maio de 2017

A Síndrome de Burnout, também chamada de síndrome do esgotamento profissional, caracteriza-se por ser uma resposta direta ao estresse crônico ligado ao ambiente de trabalho do indivíduo. O termo Burnout originado do inglês, quer dizer: “burn”, queima e “out”, exterior. A síndrome ocasiona desgaste emocional que danifica os aspectos físicos e emocionais do trabalhador. Estudiosos […]

Caminhos que Inspiram você ao sucesso profissional

Publicado em 9 de maio de 2017

O mercado de trabalho precisa de homens e mulheres capazes de exercer funções de liderança e gestão – pessoas capazes de gerenciar, administrar e organizar projetos e equipes, a fim de alcançar objetivos. Nem sempre é fácil descobrir tais potenciais, mas há algumas qualidades que, normalmente, são procuradas na avaliação de candidatos a um cargo. […]

Por que ser professor no século XXI?

Publicado em 15 de abril de 2017

A história da Pedagogia confunde-se com a história da humanidade. Desde tempos muito remotos, os pedagogos sempre foram pessoas altamente habilidosas no trato com as crianças e jovens. Da Antiguidade clássica, passando pela Idade Média e pela modernidade, até a contemporaneidade, educadores e educadoras carregam, em suas ações pedagógicas, a capacidade de mediar e incentivar […]

Nova Pedagogia: o aluno como núcleo do aprendizado

Publicado em 29 de março de 2017

Na corrente pedagógica renovada, também conhecida como Escola Nova, o aluno é o núcleo do aprendizado no lugar dos mestres e da grade curricular. Este método nasce em contraposição à educação convencional no final do século XIX no continente europeu e nos Estados Unidos. No Brasil, este ideário se fixa nos anos 20 e, particularmente, a […]

Papel do professor na formação do aluno

Publicado em 23 de março de 2017

No papel de educador (professor) é fundamental que, ao se tratar da formação da cidadania do indivíduo, em especial do aluno, considerar como requisito principal a participação efetiva na construção do projeto pedagógico da escola. Partindo desse princípio o educador, na responsabilidade da formação moral e de valores do aluno, deve estar empenhado em apresentar um […]