Educação Infantil: cada vez mais esse profissional será requerido - Instituto Consciência GO

Educação Infantil: cada vez mais esse profissional será requerido

Educaçao Infantil

Não é de agora que se discute os caminhos da educação, em especial, a Educação Infantil. Por ser o primeiro contato que a criança terá fora de casa e longe dos cuidados da mãe ou do pai, as crianças precisam de uma estrutura para desenvolver suas competências, uma vez que, na escola, abre-se um novo eixo para inúmeras descobertas.

Pensando nisso, grandes oportunidades virão para o profissional que busca se capacitar na carreira, principalmente em época de eleição, período em que as discussões sobre os rumos da educação são intensificadas e uma nova expectativa renasce para os docentes.

Porque devo me qualificar?

Porque mais cedo as crianças estão indo para a escola e “um dos papéis mais importantes da Educação Infantil é mediar, de forma orientada e consciente, as relações das crianças entre si e entre as crianças e os adultos. Nessa mediação se formam e, por isso, podem ser trabalhados os diversos aspectos das respostas emocionais do indivíduo como a autoconfiança, a noção de limites e o autocontrole diante de situações adversas.” Via Escola Móbile

Quanto mais as escolas implementam maneiras de oferecer uma educação de qualidade, com o intuito de proporcionar um melhor ambiente para a formação destas crianças, a necessidade de profissionais qualificados cresce, levando em consideração que muitas permanecem em período integral sob os cuidados dos pedagogos. A Educação Infantil carece de profissionais preparados para poder suprir essa demanda crescente de crianças nas escolas.

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Qual é a responsabilidade do Município?

No Brasil, os municípios são responsáveis por fornecer a educação de base. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, os municípios devem se incumbir de oferecer, gratuitamente, a Educação Infantil em creches ou entidades equivalentes para crianças de até 3 anos e em pré-escolas, para crianças de 4 a 5 anos. Por oferecer, pode-se supor não apenas criar e manter unidades suficientes para atender a demanda de alunos, mas também lhes garantir padrão de qualidade

Segundo educadores, deve-se levar em conta que a pré-escola deve oferecer um ambiente com muita atividade: realização de rodas de conversa, a presença de muitos brinquedos, contato com a música e noções primárias de raciocínio lógico e de alfabeto. A escola é, principalmente, um ambiente de socialização em que a criança tem contato com outras crianças e aprende a lidar com as diferenças. Essa é a esperança, em época de eleição, dos docentes: criar um ambiente de socialização e não de abandono, cenário frequente, principalmente, nas escolas dos municípios em que os governantes não foram reeleitos, pois ficam praticamente abandonadas nessa época de transição, esperando as novas orientações.

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