Jogos para Educação Infantil: aprender brincando

Jogos para Educação Infantil: aprender brincando

blog-icg-jogos-infantis

Desenvolver brincadeiras para as crianças na educação infantil pode ser uma tarefa complicada, uma vez que muitas ainda não desenvolveram a capacidade cognitiva para decifrar códigos e símbolos. E o que era para ser uma brincadeira saudável, acaba tornando-se sem sentido para algumas crianças

Pensando neste aspecto, é importante que o professor, com a ajuda do auxiliar pedagógico, caso tenha, criem brincadeiras em que todos os alunos poderão participar e interagir. Todas as brincadeiras podem ser criadas com poucos recursos, uma vez que algumas escolas não dispõem de subsídios para comprar jogos. O que pode ser muito mais interessante, pois as crianças podem participar do processo de elaboração de cada brincadeira, tornando a interação entre professor-aluno e aluno-aluno, mais satisfatória.

Leia também:

Capacite-se para trabalhar de 4 a 6 horas como auxiliar de sala de aula

Dicas para fazer seu relatório da Educação Infantil

Psicopedagogia: o apoio essencial para a criança e o adulto

Você conhece alguns destes jogos?

É só pegar cartolina e canetinha para escrever os números e pedir para os alunos colocarem os grampos de acordo com a quantidade pedida em cada círculo. Uma excelente maneira de ensinar a contar.

icg-jogos-infantis

Fonte: Atividades Educação Infantil

Outra opção de ensinar matemática, é mostrar as inúmeras possibilidades de se chegar a um resultado. Olha que criativo esse jogo!

icg-jogos-infantis-numeros

Cartolina ou isopor e algumas tampinhas de garrafa e a brincadeira com as palavras está pronta!

icg-caca-palavras

Fonte: 99graus

Um excelente jogo para ajudar as crianças a refletirem sobre qual palavra vai surgir por trás do envelope unindo as vogais e consoantes.

qual-e-a-palavra-1

Fonte: Cantinho da Profa Ally

São diversos jogos pedagógicos que podem ser criados facilmente e que vão contribuir, significativamente, no processo de aprendizagem das crianças. E o melhor: aprender brincando!

Uma dica é implementar as atividades abordadas em sala de aula nas brincadeiras a fim de reforçar o conteúdo. Com isso, as aulas não serão monótonas e as crianças terão mais interesse em aprender.

Se você já é professor, com certeza conhece algumas destas brincadeiras. Mas você conhece a nossa pós-graduação em Educação Infantil e Alfabetização: Currículo, Docência e Ludicidade? Se procura se aperfeiçoar na educação infantil, clique no link e conheça mais sobre a pós. Também temos a Oficina de Alfabetização, preparada de acordo com a pós-graduação acima, uma oportunidade de conhecer a nossa instituição. 

Comentários

comentários